Another Europe is possible

“O BCE é a instituição não-democrática mais poderosa do mundo” acusa Marisa Matias.

15/04/2014

O Parlamento Europeu debate esta manhã, na sessão plenária de Estrasburgo, o pacote legislativo conhecido como “União Bancária”.

 

Marisa Matias criticou o facto de muitas terem sido as declarações de intenções para impedir que uma crise como a actual se pudesse repetir, mas na realidade muito pouco ter sido feito e esse pouco ter demorado tanto tempo: “A tarefa de pôr a finança em ordem não só está por concluir como ainda nem sequer começou”.

 

A deputada do Bloco de Esquerda alertou ainda, para os perigos de se continuar a concentrar cada vez mais poderes numa instituição não-democrática como o BCE – “O BCE é, por isso, hoje a instituição não-democrática mais poderosa do mundo”, e sublinhou o facto de termos que esperar ainda mais 8 anos para que a única boa medida deste pacote legislativo, a criação do Fundo de Resolução Europeu, esteja concluída.

 

“Começa a ser insuportável a forma como todas as reformas que podem tornar a zona Euro e a União Europeia projectos viáveis sejam sistematicamente proteladas e sistematicamente colocados os interesses dos mercados financeiros à frente dos interesses das populações.” – lamentou Marisa Matias.

Contact Form

×