Another Europe is possible

Exposição Centenário da Revolução de Outubro

08/11/2017

Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE
 

7 Novembro 2017, Bruxelas

Por iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, é exposta amanhã, dia 8 de Novembro, pelas 9 horas, na Sala ASP 1G2, do Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma exposição sobre o "Centenário da Revolução de Outubro".

Com esta iniciativa os deputados do PCP no PE assinalam o centenário da Revolução de Outubro, a primeira revolução vitoriosa na história da humanidade que apontou a construção de uma nova sociedade livre da exploração e da opressão. Revolução cujo ideal, projecto e realizações tiveram um profundo impacto na conquista de direitos democráticos, políticos, sociais, económicos e culturais, na vitória sobre o nazi-fascismo e na defesa da paz mundial, na conquista da libertação nacional e na derrocada dos impérios coloniais – no imenso avanço da emancipação social e nacional dos trabalhadores e dos povos alcançado no século XX.

O impacto e significado histórico e universal da Revolução de Outubro, mesmo após o desaparecimento da URSS, é ainda mais evidenciado no tempo em que vivemos. Um tempo que evidencia a natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora do sistema capitalista, que é atravessado pelo agravamento da sua crise estrutural. Um tempo que evidencia que o capitalismo é um sistema que está permanentemente em confronto com os direitos e as aspirações dos trabalhadores e dos povos e que é responsável pelos crescentes problemas e perigos que a humanidade enfrenta. A realidade do mundo de hoje comprova a importância e alcance dos objectivos da Revolução de Outubro e afirma a necessidade de uma nova sociedade, do socialismo como exigência da actualidade e do futuro.

Os deputados do PCP no PE consideram que nenhum inaceitável e injustificável acto de censura apagará o projecto, as realizações e o ideal da Revolução de Outubro e a comemoração do seu centenário.

Vimos convidar-vos a estar presentes na abertura desta exposição, onde intervirão João Ferreira, deputado do PCP no PE, e Gabrielle Zimmer, Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.

A partir de Quinta-feira, dia 9 de Novembro, a exposição poderá ser vista junto às salas 02 M 41-53.

Contact Form

×